Leitores do Blog

Pages

sábado, 20 de março de 2010

Dias melhores para o Seminário do Sul: eu creio!

O Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil está passando por mais um capitulo de sua longa trajetória de 102 anos. Esta instituição centenária foi fundada com um objetivo bem claro: Preparar melhor os vocacionados para o exercício de sua missão.
Sua trajetória está marcada por acertos e erros, por vitórias e desafios.

Vivemos mais um grande desafio. Sören Kierkegaard dizia algo muito verdadeiro: "A vida só pode ser entendida se olharmos para trás, mas precisa ser vivida se olharmos para frente." Pergunto, em que ou aonde estamos nos focando? Vivemos um novo tempo, e Deus nos confia à responsabilidade de escrevermos mais um capítulo desta história, e isso, auxiliados pelo Espírito Santo, a superar com garra os grandes desafios que esta casa centenária enfrentou e enfrenta.

Há aqueles que preferem se apegar ao que é solúvel, aquilo que não traz soluções para o momento em que vivemos. Não vivo no passado, nem quero viver num presente sem perspectiva de futuro melhor para o STBSB. Olhar para o passado me desafia a viver uma nova história. Penso que devemos olhar para as soluções e não para os problemas apontando somente erros.

Podemos facilmente perdoar um ímpio, quando este, desacreditado do poder de Deus, desacreditar na ESPERANÇA e no poder do SENHOR! Mais ouvir de líderes que pregam algo, mas, na prática, desconfiam do milagre, vivendo um paradoxo entre o discurso e a práxis.
Eu acredito em dias melhores para “minha” casa! Sim, minha, pois é aqui onde moro, é aqui onde construí em apenas 3 anos, amizades solidadas que perdurarão por toda vida. Lugar que intensifiquei uma vida de oração e de serviço à obra missionária.


Amo o Seminário do Sul e estou disposto a defender esta casa para que os futuros vocacionados tenham um lugar melhor para se prepararem para o serviço do Senhor! Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança, e a minha esperança vem do SENHOR, que permite que esta história não seja interrompida pela vontade humana. Deus é maior do que nossos erros, do que todas as nossas limitações, todos os erros são nossos, mais todo o mérito, a honra e a glória pertencem a Deus, idealizador e sustentador deste lugar. Deus confia a missão de administração à hombridade de homens comprometidos com Seu Reino. Por isso, eu reafirmo que cerio em dias melhores!

Esqueçamos o que passou, foquemo-nos no nosso alvo maior! Lideres que usam de argumentos do passado para interromper o futuro promissor dessa casa, deveriam conhecer melhor o tempo de mudança gerado, pelo desejo de uma nova geração comprometidos com a missão de amar esta casa e deixá-la bem melhor, para aqueles que serão os guias espirituais de nossas igrejas.

É, no mínimo, duvidoso para mim, ler e ouvir de líderes batistas desejarem ver interrompida a continuidade dos seminários da CBB (STBSB e STBNB). Eu me preocupo, pois enquanto carne, não sou eterno, preocupação essa, com as futuras gerações, em que casas teológicas enviaremos, como batistas os novos líderes da denominação! Como batistas, estamos desacreditando do nosso ideal quanto à educação teológica, precisamos focar Cristo, para não afundarmos de fez. Temos tudo para avançar, temos o Espírito Santo, temos alunos e professores que amam esta casa, temos um dos melhores gestores batistas do Brasil à frente do STBSB, um excelente coordenador, enfim. Precisamos só reajustar o foco de um futuro, de esperança, de melhoras; é o mínimo que posso acreditar, como idealista, e, acima de tudo, como um batista, que acredita no socorro e na intervenção divina.

Se depender de mim, não enterraremos o STBSB, assim como num passado bem próximo fizeram outros líderes com outras instituições da denominação batista. Mas eu sou apenas um humilde servo do Senhor, que insiste em acreditar que o que precisamos, vem do SENHOR!

É fácil resolver os problemas? Não, mais é possível!

Dias melhores para o Seminário do Sul, eu creio!


Que Deus ilumine os Conselheiros da CBB, quanto ao desejo do SENHOR em relação ao Seminário do Sul!

Jason Costa

http://jasoncosta-rio.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Deus o abençoe e fortaleça vc Jason.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Jason, receba minha solidariedade e esteja certo de que acompanho o STBSB em orações.

    Fraterno abraço,

    ResponderExcluir
  3. Bem, não estudei no Seminario Batista do Sul, por questões financeiras- não tinha a minima condição de pagar as mensalidades. Escolhi então estudar em uma Faculdade Batista aqui na cidade de Salvador/Ba mesmo- pelo menos o curso já é reconhecido pelo MEC - pelo menos isso.
    Sei que sou suspeito em querer opinar, já que não conheço o seminário.
    Sendo Cristão Batista, com uma noticia dessas fico tentando imaginar o que pode ter acontecido. Não quero ser simplista e nem tampouco fideista, mas, venho observando que as coisas mudaram e por isso não quero deixar de comentar.
    Longe ser a principal causa (longe mesmo!), mas acredito que isso reflete também numa crise instalada na nossa própria denominação. Quantas divisões por coisas tão "pequenas" aconteceram em nosso meio nesses ultimos 20 anos? Aqui em Salvador,por exemplo, a I Igreja Batista do Brasil, isso mesmo, a I Igreja Batista do Brasil, saiu da Convenção Batista Baiana, e consequentemente da Brasileira. Ora, por que isso? Por questões doutrinárias? Por questões liturgicas? Será que é tão impossivel conviver e dar espaço para o "diferente"?
    Nesse mesmo ritmo nós testemunhamos outras tantas divisões e mais igrejas abandonaram a nossa convenção.Acredito que aí no Rio como em toda a região sudeste brasileira aconteceu o mesmo. E assim estamos nós, divididos e enfraquecidos. Por outro lado, por orgulho ou radicalismo mesmo, não sei ao certo, ficamos engessados enquanto as multidões sedentas pelo verdadeiro evangelho corriam (e estão correndo)para os braços de lideres sem escrupulos- os televangelistas do momento.
    Fico triste ao ver essa situação. Tenho pena do povo!
    E nós? Bem, nós continuamos (não são todos é claro!) orgulhosos, indiferentes. Somos os Batistas, somos os "intelectuais" e não vamos abrir mão dos nossos principios - assim muitos pensam.
    Ora, enquanto isso, o fundamentalismo religioso cresce no Brasil, um neo-evangelicalismo (se é que podemos dar nome a esse fenomeno) cresce e nos envergonha. Por outro lado, em nosssas catedras(faculdades e seminários) não há mais espaço para oração, leitura da Biblia, devoção. O liberalismo teológico sutilmente tomou conta dos nossos seminários ( não sei se é o caso do Sul- mas não duvido!). Muitos seminaristas saem de alguns seminários pior que quando entraram. Assim, nessa visão critica radical, as nossas igrejas perdem a beleza e esperança do evangelho. Eu sei do que estou dizendo - vivi tudo isso. Dessa maneira, nossas igrejas não crescem e nem sustetam seminaristas, pois, muitos dos nossos pastores não tem visão de crescimento/missões (não estou dizendo somente de numeros de membros não), em todos os sentidos. As nossas pregações são somente de cunho social( e olha que estou estudando Sociologia), parece que não acreditamos mais no poder de Deus! A nossa teologia agora é a da libertação e as demais teologias liberais - ora, nem o Papa suporta essas teologias- mas nós protestantes históricos ficamos dando ousadia para essas heresias. Deus tenha misericoridia de nós, da nossa denominação. Peço a Deus que esse seminário não feche as suas portas, pois, se trata da historia do nosso povo. Mas francamente, precisamos urgentemente repensar nossos principios e ideais. Não é só de intelectualismo que se prega o evangelho,precisamos urgentemente temperar a razão com a esperança e a palavra do evangelho que transforma as vidas.
    Abraços,

    Ivan Fraga

    ResponderExcluir