Leitores do Blog

Pages

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Associação de teólogos cristãos pede renúncia de Bento 16


Segundo manifesto, o papa "não tem mentalidade" para responder aos problemas da Igreja.
Associação de teólogos defende a democratização da igreja e que os fieis católicos participem das eleições dos cargos de responsabilidade do Clero.

A Associação de Teólogos João 23 pediu nesta quarta-feira (21), em um manifesto, a renúncia de Bento 16. Segundo o jornal espanhol El País, eles consideram que o papa não tem a idade nem a mentalidade para lidar com os desafios que a Igreja Católica enfrenta.

"Nos parece que o pontificado de Bento 16 está esgotado e que o papa não tem a idade nem a mentalidade para responder adequadamente aos graves e urgentes problemas que a Igreja Católica possui atualmente", diz o manifesto do grupo, divulgado pelo jornal.

A associação foi criada em 1982 com o objetivo de cultivar o espírito de liberdade e diálogo do Concílio Vaticano 2 e reúne teólogos cristãos. Os membros da associação exigem a saída do papa. “Pedimos para ele, com o devido respeito à pessoa do papa, que apresente a renúncia de seu cargo”.
De acordo com o manifesto, as propostas são destinadas à transformação evangélica da Igreja Católica e incluem iniciar um processo de democratização da Igreja com a participação de todos os fiéis católicos na eleição dos cargos de responsabilidade dentro do clero.

A associação diz que acredita que a atual organização da Igreja Católica é obsoleta e corresponde mais a uma monarquia absoluta do que a um movimento fundado por Jesus. Além disso, eles mencionam que, desde as origens do Cristianismo e durante vários séculos, a igreja foi organizada e governada com a participação do povo.

Teólogo pede que clero se rebele contra pontificado de Bento 16

No dia 15 deste mês, o teólogo suíço Hans Küng pediu que o clero da Igreja Católica se rebele contra o pontificado de Bento 16, diante dos atuais escândalos de abusos de menores.
A questão da pedofilia ganhou força no fim do ano passado, e desde então, a igreja está sendo abalada com inúmeras queixas de casos de padres que abusaram de crianças.
A situação se agravou nos últimos meses quando suspeitas de encobrimento de casos de pedofilia envolveram o próprio papa.

Segundo o Vaticano, o papa não sabia pessoalmente dos abusos cometidos pelos padres. Bento 16 disse que sente vergonha pelos episódios de pedofilia.

http://news.noticiascristas.com/2010/04/associacao-de-teologos-cristaos-pede.html#ixzz0lsi7xoBz

Você pode estar se perguntando: O que essa notícia faz aqui no blog do seminário? eu respondo!
Essa crise que o seminário esta enfrentando é, reflexo da própria denominação, reproduzo o que ouvi de um líder da denominação "muito do que estamos colhendo hoje, é conseqüência do pecado de Acã" (Josué 7.1-26). Enquanto não houver arrependimento e confissão sincera ao Senhor dos pecados encobertos, me parece que tudo que é instituição religiosa, irá pelo caminho que só quem conhece a história de Acã, saber onde vai dá!
Não sou profeta nem vidente, a Bíblia é quem alerta quanto a isso, e a história, confirma!

Minha oração, é para que aos invés do orgulho ferido e de um espírito exaltado, o Senhor, nos conceda um espírito quebrantado e um coração humilde. Quando os interesses do Reino de fato forem priorizados, poderei ter a esperança renovada. Fico a me perguntar: o que legaremos às futuras gerações de batistas, se estamos nessa crise e na eminência de enterramos nossa "história"? Quero deixar para meus filho, uma historia que não tenha que me envergonha!
Podemos mudar essa página da história manjada muitas vezes por coisas, que não valem apena ressaltar aqui, e para isso, precisamos nos dispor a recebermos a cura do Senhor!

Oxalá divisemos um "Vaticano II"...

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (II Crônicas 7 : 14)


Deus a todos abençoe!


Jason Costa

aluno do STBSB


Um comentário:

  1. Caríssimo Jason, preguei na noite desta quinta - 22 Abr. 2010 - sobre este texto na Capela do STBNB. Interessante.

    Quanto a Bento XVI, penso que toda a movimentação contra ele não se deve a pedofilia, idade avançada, saúde, ou o que quer que seja, creio que ele nunca foi aceito pelos setores progressistas da ICAR, que não concordam com a ortodoxia que ele representa.
    Fraterno abraço,

    ResponderExcluir