Leitores do Blog

Pages

segunda-feira, 10 de maio de 2010

COMUNICADO DO COORDENADOR GERAL DO SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO SUL DO BRASIL - FABAT


1. Povo da Colina. Alguns informes gerais - alguns, obviedades ululantes...

2. Primeiro: terminamos a semana em estado de espera. Estamos, agora, aguardando que a Diretoria Executiva da CBB e a Diretoria da CBB se pronunciem sobre as providências planejadas pela Direção do STBSB. Disso dependem nossos próximos passos.

3. Segundo, e diretamente relacionado ao item anterior: sim, já estão planejadas as medidas necessárias para a materialização do quilíbrio financeiro da Colina. Os trabalhos dirigidos pelo Diretor Geral, na coordenação de sua equipe, postos no papel, prevêm provisão de 13º, férias e, inclusive, provisão para uma inadimplência média de 7,5% ao mês. No final, resultado positivo em R$ 6.000,00 mensais. O equilíbrio foi calculado com base em nossa arrecadação potencial - nossos 375 alunos. Isso significa que, com exceção da meta de inadimplência zero, as metas estabelecidas pela Diretoria para 08/10 podem ser, todas, alcançadas, com base no planejamento/orçamento elaborado. No entanto, convém ressaltar que se trata de planejamento ainda no papel - a sua implementação depende, agora, da autorização das instâncias superiores.

4. Terceiro, recebemos a visita do Conselho Fiscal da CBB. O Diretor encontrava-se divulgando o Seminário no retiro dos pastores, em Rio Bonito, e a Coordenação recebeu a comissão. Todos os informes foram apresentados, inclusive o orçamento/planejamento que torna positiva a receita da Instituição. Foi declarada muito boa a percepção geral que tiveram dos informes.

5. Quarto, correm boatos pelos corredores. A regra é a seguinte: se não está emCoordinatum, é boato. Se não está em Coordinatum, não acredite. Mas, em todo caso, se tem dúvida, pergunte à Coordenação. Quando à suspensão das aulas, elas somente ocorrerão quando a Diretoria autorizar a demissão dos professores. O "transtorno" operacional será considerável, de modo que será necessário fechar a Colina por uma semana, para reabri-la já com todas as alterações implementadas. Assim sendo, somente serão suspensas as aulas depois de aviso pessoal da Coordenação, de sala em sala, além de por e-mail e por meio de Coordinatum. O resto - é boato.

6. No mais, estamos otimistas. Ter alcançado o ponto de equilíbrio é uma coisa muito revigorante. Naturalmente que esse ponto de equilíbrio está situado numa zona de muitíssimo baixa exigência. Não será possível mantermos esse ponto em nível tão baixo. O próximo passo será aumentarmos a arrecadação, por meio de aumento de matrículas, e, a partir daí, tomarem-se duas ações: a) recuperar o nível de investimento da Casa, cortado a zero para alcança o ponto e equilíbrio, e b) avançar para ações de melhoria das condições de oferta dos cursos. O Diretor esteve no encontro de pastores, em Rio Bonito. Mais de 600 pastores lá estavam. Se 1/5 mandarem, pelo menos 1 aluno... seria um sonho, uma bênção.

7. Estou confiante. Com o dedo machucado, ainda por conta do mutirão, e com um resfriado de matar. Mas, apesar disso, mancando e espirrando, estou motivado. Tomara que isso também seja contagioso!


OSVALDO LUIZ RIBEIRO
Coordenador Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário