Leitores do Blog

Pages

sábado, 6 de março de 2010

Teses práticas sobre a pregação

1. A pregação é um recurso de comunicação para estabelecer o vínculo entre a mensagem do Evangelho e o ouvinte. O pregador atua como a ponte que liga um ao outro.


2. A pregação sempre parte do registro da revelação, que é a Bíblia — a Palavra de Deus. O registro foi elaborado por autores inspirados, isto é, capacitados pelo Espírito Santo para preservarem a essência da revelação divina nos escritos humanos.

3. A pregação depende da interpretação hermenêutica do registro. No labor da interpretação, a pregação busca o sentido original do texto. Ou seja, quer descobrir o que o autor quis ensinar aos seus leitores no contexto histórico em que ambos se encontravam.

4. A pregação pretende falar ao ouvinte contemporâneo. Em sua preleção, o mensageiro da Palavra busca o sentido aplicado. Ou seja, quer mostrar o que aquele determinado texto tem em comum com os ouvintes de hoje.

5. Pregador e pregação precisam ter, ao menos, dois atributos indispensáveis para que haja uma boa comunicação: clareza da parte do pregador e profundidade da parte da pregação. O pregador precisa ser claro para ter sempre a quem falar. E a pregação precisa ser profunda para ter sempre o que falar.

6 O pregador só será respeito pelo que fala se for respeitado pelo que faz. Em outras palavras, a pregação não pode ser apenas um discurso bem elaborado. É preciso que o testemunho do pregador a confirme.

7. O pregador precisa conhecer bem o perfil do seu público-alvo para bem definir a ênfase da sua mensagem. Quer dizer, além de vir de cima, a pregação também vem de baixo, ou do conhecimento que o pregador tem acerca das crises, lutas, lágrimas, conquistas, dúvidas, ansiedades, expectativas e experiências existenciais dos ouvintes.

8. A pregação utiliza a leitura de outros livros como subsídios para uma melhor leitura melhor da Bíblia. Feliz é o pregador que pode ilustrar suas mensagens com imagens do cotidiano, da literatura, das notícias, das reflexões acadêmicas e das informações em geral.

9. O pregador sabe que os bons resultados da sua atuação ocorrem tão-somente devido à graça e à misericórdia de Deus. E a Ele glorifica e dá graças.

É necessário o pregador se aprimorar na transmissão da Palavra (estudos, pesquisa, mais como nós lembrou bem Carlos Novaes, é imprescindível a dependência do Espírito Santo, que transmite vida e transformação. Para que nossas predicas não seja apenas belos discursos e oratória retóricas, o pregador, tem de está sintonizado com Deus.

Deus nos ajude a transmitir melhor Sua mensagem.


CARLOS NOVAES é pastor da Igreja Batista de Barão da Taquara, em Jacarepaguá - Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: http://www.carlosnovaes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário